Renato Abissamra

Pioneira em investimentos de privados no Brasil e LATAM, a Spectra Investimentos desponta no mercado de alternativos

Profissional experiente, com uma jornada notável no mundo dos investimentos, Renato Abissamra é cofundador da Spectra, uma das mais renomadas casas especializadas na gestão de fundos que investem ativos alternativos na América Latina.

A incursão de Abissamra no cenário financeiro iniciou aos 17 anos. Começava ali seu mergulho no dinâmico mercado de investimentos, na BM&F em São Paulo. Ao longo dos anos, aprimorou sua experiência em bancos como CCF e BNP Paribas, onde trabalhou por quase 20 anos, chegando a ocupar posições C-Level. Deixou sua carreira bancária em 2012 para, juntamente com o sócio Ricardo Kanitz, criar a Spectra Investimentos. 

Com R$ 7 bilhões de ativos sob gestão e uma equipe de 30 profissionais, a Spectra tem em carteira mais de 600 empresas brasileiras e latino-americanas. Cerca de 35% dos recursos gerenciados são de single family offices, outros 35%, de gestores de patrimônio, 20% de fundos de pensão brasileiros e 10% de investidores estrangeiros. Cada fundo da Spectra investe ao longo de quatro anos em diversas estratégias dentro do ambiente e alternativos privados, compondo um portfólio diversificado. 

A gestora investe parte do capital em fundos de private equity, venture capital, ativos reais (como mineração e óleo e gás), distressed equity (investimentos em empresas em dificuldades), legal claims (disputas judiciais) e search funds (estruturas que buscam um único ativo para ser adquirido e acelerado). Porém, a maior parcela do capital é alocada diretamente em coinvestimentos e secundários (comprando participações em fundos de investidores que buscam liquidez antes do término), o que torna a Spectra uma gestora bastante única no ambiente brasileiro. “São investimentos de longo prazo interessantes e com alto potencial de valorização, que ainda têm pouca alocação de capital no País”, explica Abissamra.

A missão da Spectra é clara: oferecer aos investidores, incluindo family offices e gestores de patrimônio, uma competência ultrassofisticada na seleção de ativos alternativos. “Com 90% de exposição ao Brasil e 10% à América Latina, a abordagem da Spectra visa mitigar riscos enquanto otimiza os retornos”, afirma Abissamra. 

Ele enfatiza que, em sua estratégia, a Spectra soma esforços com gestores dedicados à nichos de mercado, o que traz uma camada adicional de expertise para a mesa.

A Spectra Investimentos busca preencher a lacuna entre investidores tradicionais, avessos a riscos, e o potencial oferecido pelo mercado privado. Sua abordagem traz estabilidade de retornos por meio da diversificação e do acesso a uma variedade de oportunidades bem avaliadas pelo time, no lucrativo mundo dos investimentos alternativos.