Case N.Ovo: a nova geração Ovos Mantiqueira

Amanda Pinto, formada em Administração de Empresas pela PUC-RJ e pós-graduada em Marketing pela Universidade da Califórnia, é a fundadora da N.Ovo, food tech que vem conquistando espaço de destaque no mercado. Ela compartilhouo Case N.Ovo, durante o Family Business Investment Summit 2023, promovido pelo Fórum Brasileiro da Família Empresária (FBFE), no dia 26/6, em…

Amanda Pinto, formada em Administração de Empresas pela PUC-RJ e pós-graduada em Marketing pela Universidade da Califórnia, é a fundadora da N.Ovo, food tech que vem conquistando espaço de destaque no mercado. Ela compartilhouo Case N.Ovo, durante o Family Business Investment Summit 2023, promovido pelo Fórum Brasileiro da Família Empresária (FBFE), no dia 26/6, em São Paulo.

Amanda começou cedo, aos 18 anos, abrindo uma loja de roupas. O empreendimento teve vida curta, mas foi uma experiência valiosa: “Percebi que precisava adquirir conhecimentos e habilidades para fazer um negócio prosperar”. A empresária carrega o empreendedorismo em seu DNA, desenvolvido pela convivência com o pai, Leandro Pinto, fundador da Ovos Mantiqueira.

Em 2013, após a formação em Administração, Amanda ingressou na Mantiqueira, no setor de marketing e inovação. Durante esse período começou a questionar qual seria a melhor forma de produzir alimentos, levando em consideração questões de bem-estar animal e impacto ambiental.

“Ouvi falar pela primeira vez, em 2017, das startups do Vale do Silício que estavam desenvolvendo produtos 100% vegetais; replicando textura, sabor e valor nutricional de alimentos de origem animal”, comentou Amanda durante a apresentação do Case N.Ovo.

Intrigada com essa abordagem, decidiu visitar essas empresas e participar de um congresso sobre inovação. As informações e experiências adquiridas durante essa viagem fizeram a empresária perceber que esse mercado teria um potencial enorme.

Ao retornar ao Brasil, enfrentou seu primeiro desafio: convencer o Conselho da Ovos Mantiqueira a investir em projeto com esse perfil. Ela acredita que se a empresa não se adaptar às mudanças que estão ocorrendo no mercado, perderá espaço para a concorrência. Com base em dados de mercado e projeções, ela conseguiu convencer os executivos a entrar nesse novo segmento, dando início a uma divisão voltada para uma oportunidade estratégica para a Mantiqueira.

“Vender um produto inovador dentro de uma grande empresa tradicional foi um belo desafio. A comunicação e a abordagem de vendas precisam ser diferentes, até porque a inovação sempre corre o risco de ser sufocada pela estrutura burocrática”, explicou durante a sua apresentação do Case N.Ovo.

Diante disso, em 2019, Amanda decidiu se dedicar exclusivamente ao novo negócio, deixando sua posição anterior na área de marketing e inovação.

A N.Ovo é uma food tech inovadora que busca criar produtos alimentícios à base de plantas como alternativas – sustentáveis e saudáveis –, aos produtos de origem animal. Fundada em 2019, a companhia surgiu como um spin-off da renomada Ovos Mantiqueira.

Com uma visão voltada para o futuro, Amanda enxergou a demanda crescente por alimentos sustentáveis e saudáveis e percebeu a oportunidade de combater problemas como o aquecimento global, a fome e a preocupação com o bem-estar animal.

“A N.Ovo acredita que uma dieta rica em plantas pode beneficiar não apenas os consumidores, mas também o meio ambiente e a saúde humana. Com uma equipe especializada, incluindo nutricionistas e engenheiros de alimentos, temos o objetivo de promover uma revolução na indústria alimentícia, oferecendo opções saborosas, sustentáveis e acessíveis a um mercado de consumidores conscientes”, concluiu Amanda.

Confira tudo o que rolou no Family Business Investment 2023 clicando aqui.