Case Positiv.a: empreendedorismo socioambiental

Membro dos Conselhos da Duratex e da Leo Madeiras, Alex Seibel expressou, durante o Family Business Investment 2023, promovido pelo Fórum Brasileiro da Família Empresarial (FBFE), dia 26/6, em São Paulo, o propósito que o motivou a idealizar a Positiv.a: contribuir para a sociedade e ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade, além de cuidar do…

Membro dos Conselhos da Duratex e da Leo Madeiras, Alex Seibel expressou, durante o Family Business Investment 2023, promovido pelo Fórum Brasileiro da Família Empresarial (FBFE), dia 26/6, em São Paulo, o propósito que o motivou a idealizar a Positiv.a: contribuir para a sociedade e ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade, além de cuidar do meio ambiente.

Idealizador da Positiv.a, ele estruturou o modelo de negócios da companhia para oferecer alternativas aos produtos convencionais de limpeza e autocuidado, gerando impacto positivo para os lares, o corpo e o planeta. Uma importante inspiração veio da história de Anita Roddick, fundadora da The Body Shop. Ela começou, contou o empresário em sua palestra, com produtos de base vegetal e liderou campanhas em prol dos direitos humanos e contra testes em animais no Reino Unido.

Alex Seibel compartilhou sua experiência pessoal e profissional, destacando o desafio de ser herdeiro de gerações bem-sucedidas e encontrar seu lugar no mundo dos negócios. Em 2012, ele se mudou para Porto Alegre após adquirir o Empório Body Store, onde trabalhou como executivo por dois anos e meio. Foi durante esse período que a história de Anita, a fundadora da marca inglesa The Body Shop, pertencente à L’Oréal, o impactou.

Durante sua pesquisa para a criação da Positiv.a, Alex se deparou com o conceito de economia circular, que consiste em desenvolver produtos de forma que nunca se tornem lixo, garantindo o uso contínuo das matérias-primas dentro do ciclo de produção. Um exemplo mencionado por ele foi a bucha vegetal desenvolvida pela companhia, que retorna ao solo como matéria-prima. Além disso, a Positiv.a desenvolveu uma esponja de limpeza feita com redes de pesca não-biodegradáveis, mas que são reintegradas à cadeia produtiva.

A empresa foi lançada em 2016, sendo inicialmente promovida em pequenas feiras e mutirões de coleta de lixo para conscientização das pessoas sobre a importância da sustentabilidade.

“O crescimento da empresa foi impulsionado por consumidores que desejavam adotar um modelo de consumo mais consciente, evitando a poluição das águas e dos rios”, explicou Alex.

Em 2021, a Positiv.a deu um passo adiante, adquirindo uma indústria de cosméticos. “Temos o controle sobre as fórmulas e os processos de fabricação. Lançamos 30 itens que tiveram uma ótima receptividade por parte dos consumidores”, revelou. Essa expansão permitiu que a empresa alcançasse um público mais amplo e se consolidasse como uma referência no mercado de produtos sustentáveis.

Além disso, a Positiv.a intensificou seus esforços para promover a conscientização ambiental e o consumo responsável. Participou de diversas campanhas e eventos relacionados à sustentabilidade, compartilhando conhecimentos e incentivando a adoção de práticas ecologicamente corretas.

Com investimento em pesquisa e desenvolvimento para aprimorar constantemente suas formulações e encontrar soluções inovadoras para os desafios ambientais, a Positiv.a encontrou meios de reduzir o impacto ambiental de seus produtos, utilizando embalagens recicláveis e materiais biodegradáveis. “É possível, como se vê, aliar sucesso empresarial e responsabilidade ambiental; mostrar que a adoção de um modelo de negócio ético e ecologicamente responsável pode ser uma força impulsionadora para a transformação positiva da sociedade”, concluiu Alex Seibel.

Fique por dentro de tudo que rolou do Family Business Investment 2023.