Na abertura do Family Business Investment Summit 2023, o fundador do FBFE e proprietário da Cedar Tree Family Business Advisors, Nelson Cury Filho, falou de sucessão patrimonial, longevidade e preservação, destacando o impacto das mudanças cada vez mais rápidas e frequentes na longevidade das empresas familiares e necessidade de adaptação e a agilidade das organizações em responder aos desafios do mundo da policrise.
“A visão de futuro começa em revisitar o passado, a história e a identidade da família. Esse é o caminho para lidar com os desafios e criar a estratégia e os valores transgeracionais”, observou Nelson Cury Filho.
A edição do Family Business Investment 2023 teve o patrocínio da empresa de investimentos independente Coruja Capital, que investe em empresas com forte potencial de crescimento, além da Carpa Family Office e Rise Ventures.
“Como criar um processo de investimento adequado em cenários de incertezas” foi o tema da palestra do CEO e sócio fundador da Coruja Capital, Márcio Schettini, que tem mais de 32 anos de experiência no mercado financeiro e foi um dos fundadores do CUBO, maior ecossistema de startups da América Latina.
Em 2015, quando foi montado o family office havia a intenção de investir em ativos alternativos, então foi criado na Coruja Capital um portfólio com vários “fundos de fundos”, quase todos eles americanos. Também foi aproveitada a expertise de investir em empresas de capital fechado, notadamente as focadas nos segmentos de saúde e de educação, com os quais family office tinha uma relação forte.
“O fato é que nós acabamos sendo muito bem-sucedidos nos investimentos que fizemos diretamente e quando falo nós estou me referindo a um dos meus filhos”, salienta. O filho era associado a um head funding e decidiu se dedicar exclusivamente ao family office. “Multiplicamos o nosso capital quatro vezes e meia num período relativamente pequeno e isso acabou nos motivando a manter esse foco de investir em empresas de capital fechado”, explicou.
A Carpa Family Office foi criada por Celso Colombo Neto inicialmente com o objetivo de atender a sua família, mas percebeu que poderia estender os serviços de investimentos a outras famílias, transformado a empresa num Multi Family Office. Economista formado pelo IBMEC-RJ, com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, Colombo, diretor estratégico da Carpa, foi um dos palestrantes juntamente com a Diretora de Risco da Carpa, Betina Fernandes.
Celso ressaltou a importância de ter uma estrutura sólida de gestão de recursos e investimentos, especialmente em uma empresa familiar. “Não se pode fugir da necessidade de separar as questões financeiras da família das operações da empresa, evitando conflitos e garantindo uma governança eficiente”, defendeu.
Convidado para falar sobre “Como e por que as famílias empresárias estão investindo em Impacto”, Pedro Vilela, é um dos fundadores da Rise Ventures, gestora de investimentos alternativos de impacto. Criada em 2016, a Rise se destaca no mercado de Venture Capital por focar em negócios da economia real.
A Rise Ventures já investiu em 6 das 8 empresas presentes em seu portfólio, que é notavelmente diversificado, entregando crescimento de 53,3% nos últimos dois anos. “O ecossistema de investimentos de impacto socioambiental é relativamente novo, mas vem crescendo significativamente no país e em todo o mundo”, pontuou.
Fique por dentro de todas as novidades do FBFE clicando AQUI.